QUEM É WENDELL STEIN?
Wendell Stein, nasceu em 25 de maio de 1974. É formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade Teresa Martins.
É um dos artistas com o maior número de trabalhos multiplataformas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Atuou em produções audiovisuais, musicais, literárias e fotográficas.
Na função de jornalista, escreveu para os principais jornais do interior de São Paulo. Foi um dos fundadores do jornal A Voz de Sumaré nos anos 90.
Em 1999, foi um dos ganhadores do Prêmio Losso Neto de Jornalismo oferecido pelo Jornal de Piracicaba em parceria com a Universidade Metodista de Campinas.
Foi professor de comunicação social nas Faculdades Hoyler de Hortolândia e nas Faculdades Uniopec, unidades de Sumaré e Indaiatuba. Na faculdade Hoyler idealizou a primeira biblioteca para deficientes auditivos da cidade.
Em 1999 lançou seu primeiro livro Marcas do Futuro, uma obra de ficção científica e em 2002. Na área editorial é proprietário da Editora SF, onde publicou livros bibliográficos e jornalísticos como Marcelo Pedroni – 2016 e Ulisses Pedroni – Uma vida Preservando Histórias – 2017.
O livro autobiográfico Anos sem Volta – Recordações dos Anos 80 – 2016, sucesso de crítica e vendas, ficou várias vezes como título digital mais vendido na Amazon no seguimento infanto-juvenil, ultrapassando até Harry Potter.
O escritor ainda lançou em 2020, Mais Anos Sem Volta – Além dos Anos 80, e 2021 a ficção folclórica Danda, O Capa Preta e a Maldição de Scofield.
Em 2021 publicou um de seus mais importantes trabalhados, O Impacto do primeiro Contato na Humanidade, um trabalho jornalístico de alta qualidade que reúne algumas das maiores autoridades científicas do mercado para debater o impacto de um contato oficial extraterrestre na Terra.
Em 2024, o livro infantil O Pé De Sol, se tornou a primeira obra no Brasil a tratar o luto provocado nas crianças, devido ao Covid-19.
Na área do audiovisual Wendell Stein foi aluno de Doc Simmens (mesmo professor de Quentin Tarantino), nos cursos internacionais de Produção e Direção de Cinema Independente.
O cineasta produziu 12 trabalhos na área audiovisual. Dois longas-metragens foram inovadores no cinema independente, Danda e a Uiara, foi o primeiro longa-metragem infanto-juvenil captado diretamente em equipamentos 3D e Fome, o filme foi uma produção Trash que homenageou os filmes de terror dos anos 80 e recebeu 3 menções (melhor roteiro, direção e elenco) no Festival de Cinema Cim-Sueca na Espanha em 2019.
Em 2024, lançou o documentário Vozes de Paulínia, Cônego Cyríaco e o filme de fantasia, Danda O Capa Preta, Lobato.
Wendell fez parte da União Brasileira dos Escritores (UBE), e foi colunista do jornal Brazilian Times, a maior publicação americana jornalística, editada em língua Portuguesa nos Estados Unidos.
PRÊMIOS E MOÇÕES
WENDELL STEIN
Notícias sobre o autor e empresa na mídia impressa
REVISTA SUCESSO - 2021
Matéria sobre o Lançamento do livro Danda, o Capa Preta e a Maldição de Scofield
CORREIO POPULAR
Trabalho do diretor é comparado ao trabalho dos personagens do filme Rebobine, Por favor.
DEPOIMENTOS
RELATOS DE AMIGOS E CLIENTES SOBRE WENDELL STEIN
Conheço Wendell Stein há mais de 20 anos, época que nós fazíamos parte do Conselho Editorial da Revista UFO. Tive oportunidade de tê-lo como palestrante em uma das edições do evento Cosmos em Araçatuba-SP. Recentemente participei de um de seus projetos mais importantes, escrevi um artigo no livro O Impacto do Primeiro Contato Extraterrestre para a Humanidade. Stein é um jornalista de alta qualidade, assim como um artista nas áreas de cinema e literatura. Sua contribuição para a cultura e ciência brasileira devem ser lembrados
Nossos caminhos sempre se cruzaram nas últimas duas décadas, seja pelo amor pela ufologia, seja pelo amor pela ficção científica, mas precisamente, Star Trek. Interessante que só conheci Stein recentemente, ocasião que fui entrevistado em seu programa. Ele assim como eu é um jornalista inquieto, que percorre vários segmentos da arte, da espiritualidade e da ciência, produzindo trabalhos únicos e de grande relevância.
Quero de falar de uma pessoa especial, ele é professor, diretor, ator e jornalista, Wendell Stein. Uma pessoa competente em tudo que faz, conheço o profissional há muito tempo e a gente sabe da qualidade dos trabalhos, dos textos e de sua capacidade em dirigir obras audiovisuais. Seus projetos culturais ele coloca em prática, com competência, humildade e lealdade. Um artista que toda a Região Metropolitana de Campinas deve agradecer pela sua presença em nossa comunidade de artistas e diretores. Tudo que eu tenho a falar agora seria pouco perto do que ele representa na região, depois de fundar jornais, produzir filmes, escrever livros e tantas coisas interessantes para a comunidade cultural da região.
Reconheço em Wendell Stein, escritor e produtor, seu estimado valor artístico e cultural, que em muito contribui à nossa Cultura Brasileira.
Wendell Stein é uma daquelas enciclopédias de amplo e vasto conhecimento, não só a assuntos atinentes a livros, tratados e dispensarias, mas, a vida, como jornalista investigativo, consultivo. Sua jornada de aprimoramento lhe rendeu a capacidade e competência para livros que aprofundam nossos conhecimentos em histórias, nós atualizam em fatos de relevância. Cineasta de mãos cheias, nós enchendo os olhos de alegria e perplexidade... Autor, roteirista, romancista. Predicados não lhe faltam. Grato pela sua amizade, atenção e dedicação a tantos assuntos e temas que só nos causam orgulho.
Conheci Wendell na década de 1970, desde pequeno ele se destacava por seus interesses por ficção científica. Fã de Star War, não seguiu o ramo da agricultura como sua família. Foi estudar jornalismo e se dedicar a literatura. Escreveu seu primeiro ainda muito jovem. Hoje ele possui grande reconhecimento na Região Metropolitana de Campinas nas áreas de jornalismo, literatura e cinema.
Conheci o Wendell há mais de 20 anos, como jornalista investigativo na área de Ufologia, sempre tratando o tema com toda a seriedade que se faz necessária. Ao mesmo tempo, passou a se engajar nos bastidores da política, como jornalista e assessor de imprensa, sempre se engajando ao lado da justiça e verdade. Em paralelo, o vi se desenvolvendo como escritor e cineasta. Alguns de seus livros são de um encanto que nos leva diretamente aos anos 80, daqueles que nos fazem ler em uma noite e ficar pensando: não tem mais? Wendell é uma pessoa que resolve fazer algo, vai lá e faz. Com seriedade, com paixão e com muito sucesso.
Um ótimo escritor (li seu livro Anos Sem Volta), roteirista e diretor (tive o privilégio de trabalhar com ele em um de seus filmes (Fome, o filme). Profissional de muitas facetas, defensor da arte, ufólogo, que assim como eu, ama a ciência. Wendell Stein é uma pessoa de muitos mundos, orgulho de ser seu amigo.